LIPOASPIRAÇÃO
O QUE É?
Lipoaspiração é uma técnica em cirurgia plástica que possibilita a retirada de gordura localizada. No processo de lipoaspiração convencional introduzimos, através de um pequeno orifício, uma cânula de mais ou menos 3 mm de diâmetro na região determinada no corpo e, por movimentos de vai-e-vem, retiramos a gordura.
Laser lipólise é menos traumática
Hoje, encontramos um grande avanço tecnológico na técnica de lipoaspiração. Trata-se do laser lipólise que é a lipoaspiração com auxílio do laser. A cânula, de apenas 1 mm, tem um laser na extremidade que, ao atingir a célula de gordura, rompe-a e torna a aspiração da gordura liquefeita mais fácil. É um processo menos traumático, possibilitando menos hematomas (roxos), menos edemas (inchaços), menor sangramento e menos dor pós-operatória. Há maior homogeneidade de resultado.
Lipoescultura
A lipoescultura, trata-se da retirada de gordura de algumas áreas mais proeminentes para a reinjeção da mesma em regiões com depressão ou falta de volume. Neste caso, é necessário realizar a lipoaspiração convencional porque necessitamos de gordura integral para injetar nas áreas a serem preenchidas.
Importante lembrar que utilizamos a lipoaspiração somente para gorduras localizadas em regiões onde não existia flacidez. E mais: a lipoaspiração não trata celulite.
Boa Notícia: a gordura aspirada não retorna. A quantidade de células de gordura diminui e as restantes não se multiplicam. Se tem um volume Xe deixamos Y depois da lipoaspiração, sempre será mantido este volume Y. Mesmo que o paciente engorde, ele manterá o mesmo contorno deixado pela lipoaspiração.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Técnica
Utilizamos a lipoaspiração úmida onde injetamos, antes de lipoaspirar, uma solução com adrenalina para diminuir o sangramento (tumescente)
Anestesia
Pode ser local, peridural ou mesmo geral, dependendo do número de áreas a serem lipoaspiradas.
Tempo Cirúrgico
Aproximadamente de 1 a 2 horas, dependendo do volume a ser aspirado.
Riscos
As chances são pequenas, mas pode ocorrer por exemplo sangramentos e hematomas, as áreas de gordura localizada não apresentam vasos de grande calibre. No entanto, ao efetuarmos uma lipoaspiração muito extensa, programa-se uma autotransfusão (reserva de sangue do próprio paciente).
Obs.: esta preocupação com perda sanguínea é bem menor num procedimento de laserlipólise.
PRÉ-OPERATÓRIO
1) Exames complementares a serem especificados.
2) Fotografia da(s) regiões a serem lipoaspiradas, é importante para avaliação, programação cirúrgica e documentação.
3) Providencie um modelador (cinta) e leve-o à clínica no dia da cirurgia.
4)Compareça na clínica no dia e horário combinados, de preferência acompanhado(a). 5) Não leve para a clínica joias e outros objetos de valor.
6) Não pinte as unhas.
7) Qualquer intercorrência com doenças como (gripe, febre, infecção) ou outros motivos que acarretam a suspensão da cirurgia, avise com antecedência.
8) Pode ser feito uso de Arnica para evitar equimoses (roxos). Este deve ser iniciado de uma semana há dez dias antes da cirurgia. Faça uma avaliação com o clínico para orientação de medicações pré-operatórias importantes na cicatrização e equilíbrio do organismo, visando uma melhor recuperação.
CUIDADOS
1) Jejum no mínimo 6 horas antes do início da cirurgia.
2) Medicações para hipertensão e outras doenças deve ser informada para posterior orientação
3) Não tome medicação que contenha ácido acetil salicílico (ex: AAS, Rhonal, Buferrin, Aspirina) uma semana antes e uma semana após a cirurgia. Porque aumenta o sangramento.
4) Abandone medicamentos para emagrecimento 15 dias antes da cirurgia.
5) Não fume 15 dias antes e 15 dias após a cirurgia.
Que tal aproveitar para parar de fumar?
PÓS-OPERATÓRIO
Dor
Não é significativa, porém a sensibilidade é individual.
Tempo de Internamento
Geralmente, de 48 horas ou ambulatorial.
Primeiros Curativos
Curativo com atadura logo após a cirurgia, o qual será trocado no primeiro dia por modelador.
Banho
Banho de chuveiro, 24 horas após a alta. Seque o micropore com secador de cabelo.
Alimentação
Normal.
Esforços Físicos
São permitidos, inclusive dirigir.
Retirada dos Pontos
Após 7 dias.
Modelador
Uso constante, dia e noite, durante 30 dias.
Sol
Exponha o abdome ao sol somente após um mês.
Massagem
É recomendada a massagem suave de drenagem linfática durante 2 meses, a qual auxilia na recuperação diminuindo o edema (inchaço) mais rapidamente e ajudando na dissolução de pequenos hematomas.
Sensibilidade
Normalmente ocorre uma diminuição de sensibilidade da região. A recuperação é gradativa.
SERÁ QUE ISTO VAI DESAPARECER?
Toda cirurgia envolve um período próprio de recuperação. Dê tempo ao tempo, que seu organismo se encarregará de dissipar pequenos transtornos que infalivelmente chamarão a atenção de alguma pessoa que não se furtará à observação: "Será que isto vai desaparecer?" Não deixe de nos transmitir qualquer tipo de preocupação. Daremos os esclarecimentos necessários para sua tranquilidade.
RESULTADO
No início, pouco se percebe o resultado da operação devido ao edema (inchaço). No entanto, conforme a região vai desinchando e as áreas tomando consistência normal, percebe-se cada vez mais a diferença. O resultado aparece normalmente em torno do segundo mês pós-operatório.
Consideramos o resultado definitivo a partir do quarto mês, quando então realiza-se nova sessão fotográfica para comparação do pré e pós-operatório (antes e depois). Esta reavaliação pode indicar a necessidade de algum retoque, procedimento considerado comum em cirurgia plástica, principalmente se era grande o volume a ser lipoaspirado. Havendo esta necessidade, o retoque deve ser realizado após 6 mês e no prazo máximo de 10 meses após a cirurgia.