Pular para o conteúdo
BLEFAROPLASTIA E REJUVENESCIMENTO PERIORBITAL

BLEFAROPLASTIA E REJUVENESCIMENTO PERIORBITAL

O QUE É?

Blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras que corrige os excessos de pele e gordura (bolsas palpebrais) e a flacidez. Em certos casos, melhora o aspecto funcional da região além do estético. Já o Rejuvenescimento Periorbital é um conceito de rejuvenescimento orbitário ou periorbitário (na região dos olhos) que evoluiu muito com as novas técnicas de endoscopia e laser. Elas possibilitam um aspecto mais jovial, com o posicionamento do supercílio, pálpebras sem cicatrizes e grande melhoria ao nível de rugas. As "rugas de expressão", devido à ação do músculo orbicular, têm indicação para aplicação de toxina botulínica (Botox ou Dysport), que mantém esta região em repouso.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Cicatriz
Localiza-se no sulco palpebral da pálpebra superior. Como a pele das pálpebras é de espessura muito fina, a cicatriz tende a ficar praticamente invisível.

Anestesia
A maioria dos casos é operada sob anestesia local, com ou sem sedação.

Tempo cirúrgico
Em torno de uma hora.

Idade
Não existe uma idade ideal. A época certa é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e isto pode ocorrer em qualquer idade.

PRÉ-OPERATÓRIO

1) Exames complementares a serem especificados.
2) Fotografia da região é importante para avaliação, programação cirúrgica e documentação.
3) Compareça à clínica no dia e horário combinados, de preferência acompanhada, principalmente se a cirurgia for ambulatorial.
4) Não leve para a clínica joias e outros objetos de valor.
5) Não pinte as unhas.
6) Qualquer intercorrência como doenças (gripe, febre, infecção) ou outros motivos que acarretem a suspensão da cirurgia, avise com antecedência.
7) Pode ser feito uso de Arnica para evitar equimoses (roxos). Este deve ser iniciado de uma semana a dez dias antes da cirurgia. Faça uma avaliação com o clínico para orientação de medicações pré-operatórias importantes na cicatrização e equilíbrio do organismo, visando uma melhor recuperação.

CUIDADOS:

Jejum de no mínimo 6 horas antes do início da cirurgia.
Medicação para hipertensão e outras doenças deve ser informada para posterior orientação.
Não tome medicação que contenha ácido acetilsalicílico (ex.: AAS. Rhonal, Buferin, Aspirina), uma semana antes e uma semana após a cirurgia, pois aumenta o sangramento.
Medicação para emagrecimento deve ser suspensa 15 dias antes da cirurgia.
Não fume 15 dias antes e 15 dias após a cirurgia. Que tal aproveitar para parar de fumar?

PÓS-OPERATÓRIO

Dor
Geralmente não é importante. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes podem ser perfeitamente abolidos com o uso de analgésicos comuns.

Tempo de Internamento
Normalmente, é um procedimento ambulatorial.
Primeiros Curativos Compressas geladas sobre as pálpebras com soro fisiológico ou chá de camomila, constantemente durante 48 horas.

Banho
Normal.

Alimentação
Livre após a cirurgia.

Equimoses (roxos)
As pálpebras podem ficar mais ou menos roxas, dependendo de características pessoais. Continue fazendo as compressas e pode ser usado pomada ou gel para dissipar os roxos.

Edemas (inchaço)
Varia de paciente para paciente. Normalmente, há inchaço nas primeiras 48 horas. Alguns pacientes apresentam, já no quarto ou quinto dia pós-cirúrgico, um aspecto bastante normal, outros atingem este resultado após o sétimo dia.

Secreção
É normal o acúmulo de secreção pela manhã. Limpe os olhos com água boricada ou soro fisiológico várias vezes ao dia. Não esfregue, nem coce os olhos.

Remoção de Pontos
A retirada dos pontos é feita em torno de cinco a sete dias após a cirurgia. Pode-se também fazer uso de cola cirúrgica, não necessitando desta forma a remoção de pontos.

Esforços Físicos
Evite-os na primeira semana.

Sol
Não se exponha ao sol durante dois meses.
Recomendamos a utilização de filtro solar repassado a cada três horas (FPS acima de 30).

Maquiagem
Já é permitida após o sétimo dia.

Hidratação e Drenagem
É importante a hidratação da pele e a realização de massagens palpebrais para acelerar a recuperação.

Sensibilidade
Pode existir pequena área insensível próxima aos cílios, que retorna após 1 mês.

"SERÁ QUE ISTO VAI DESAPARECER?"

Toda cirurgia envolve um período próprio de recuperação. Dê tempo ao tempo, que seu organismo se encarregará de dissipar pequenos transtornos que infalivelmente chamarão a atenção de alguma pessoa que não se furtará à observação: "Será que isto vai desaparecer?" Não deixe de nos transmitir qualquer tipo de preocupação. Daremos os esclarecimentos necessários para sua tranquilidade.

RESULTADO FINAL

Inicialmente, durante os primeiros quatro meses pós-cirúrgicos, a região apresenta-se em recuperação, mas com o passar do tempo, vai havendo uma acomodação gradativa de tecidos orgânicos. Neste período, a cicatriz apresenta-se mais avermelhada e endurecida, mas depois torna-se mais delgada e pálida. A partir do quarto mês, acontece nova sessão fotográfica para comparação do pré e pós-operatório (antes e depois). Esta reavaliação que poderá indicar a necessidade de algum retoque, procedimento este considerado comum em cirurgia plástica, e deverá ser realizado após o 6º mês e no prazo máximo de dez meses após a cirurgia.
Parte superior do formulário